quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lima Barreto, 90 anos depois


Luanda Lima - EBC 31.10.2012 - 17h00 | Atualizado em 01.11.2012 - 12h01
Lima Barreto só passou a ser amplamente reconhecido após sua morte (Reprodução)
“Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma coisa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da coisa que fixava”. Ainda que pelas páginas de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi à alma de muitos leitores que o personagem que dá título ao livro efetivamente chegou, com seu doce amor à pátria e suas ideias ufanistas que desafiam a sanidade.
A obra mais célebre de Lima Barreto, escritor carioca cuja morte completa 90 anos no dia 1º de novembro, reúne alguns dos elementos mais marcantes da trajetória literária de seu autor: crítica social, ironia e linguagem coloquial. Uma amostra dos escritos de Barreto pode ser encontrada gratuitamente na página Domínio Público, na qual estão disponíveis gratuitamente diversos títulos assinados por ele.
Ouça a matéria da Radioagência Nacional sobre Lima Barreto:
Nascido mestiço em 13 de maio de 1881 (exatamente sete anos antes da abolição da escravatura no Brasil) como Afonso Henriques de Lima Barreto, o criador de livros como O Subterrâneo do Morro do Castelo e Clara dos Anjos só recebeu amplo reconhecimento após sua morte precoce aos 41 anos, em 1922. Desde os 21 anos, no entanto, Lima Barreto já colaborava com jornais e revistas, tendo publicado algumas de suas obras como folhetins.
A inteligência aguçada de Lima Barreto convivia com o alcoolismo e com sua fragilidade mental, que o levou a ser internado em instituições psiquiátricas. Algumas memórias sobre os episódios conturbados vividos pelo autor aparecem em Cemitério dos Vivos e Diário Íntimo. O que ficou registrado para os leitores contemporâneos, contudo, foi a força do autor, considerado hoje um dos grandes nomes da literatura nacional.
Em 2011, o programa De Lá pra Cá, da TV Brasil, prestou tributo aos 130 anos de Lima Barreto. Assista abaixo às duas partes do episódio dedicado ao escritor:
De Lá pra Cá - Lima Barreto (parte 1/2)
De Lá pra Cá - Lima Barreto (parte 2/2)
Já na Rádio MEC AM, o programa Contos no Rádio deu uma nova roupagem a alguns dos textos de Lima Barreto.
Ouça abaixo as dramatizações levadas ao ar pela atração
O Homem que Sabia Javanês