terça-feira, 6 de novembro de 2012

Governo uruguaio ordena fechamento de 74 rádios comunitárias do país




O governo do Uruguai fechou 74 rádios comunitárias em todo o país, informou o jornal El País na quinta-feira, 1 de novembro. A Unidade Reguladora de Serviços de Comunicação (Ursec) disse que 20 das rádios fechadas faziam "proselitismo religioso", o que fere a lei de rádios comunitárias do Uruguai.
O presidente da Ursec, Gabriel Lombide, disse que a decisão foi tomada com base no informe do Conselho Honorário Assessor de Radidifusão Comunitária (Charc) após os resultados do Censo Nacional de Comunitárias, noticiou o jornal La Prensa. Entre as rádios fechadas por proselitismo religioso, estão nomes como "Jesus Cristo é a única resposta do Uruguai", "Aliança de Cristo" e "Tabernáculo o Senhor é meu Pastor".
Junto com o fechamento das rádios, o governo uruguaio abriu um chamado para a concessão de 21 frequências no interior do país. A Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), pro sua vez, reclamou das dificuldades na concessão de frequência, noticiou o El Diario. "Quando acaba o prazo de um chamado, a Ursec demora de três a quatro meses para levar os pedidos à Charc", disse a Amarc em nota à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário